
A quadragésima sexta edição do Mutirão Todos em Ação foi realizada neste sábado (27), na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, no Bairro Tiradentes, reunindo centenas de moradores em busca de atendimentos gratuitos.
A vice-prefeita de Campo Grande, Drª Camilla Nascimento, destacou a importância da iniciativa para ampliar o acesso da população aos serviços públicos. “A Prefeitura está aqui na região do Tiradentes em mais uma edição do Todos em Ação, que já é um sucesso. Milhares de pessoas estão sendo atendidas com mais facilidade e acesso aos serviços oferecidos para a nossa população de Campo Grande”, afirmou.

Com mais de 300 serviços ofertados, a iniciativa contou com a participação de diversas secretarias municipais e parceiros institucionais. O mutirão é resultado da parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado, Câmara Municipal, Fecomércio MS, Senac, Defensoria Pública, Ministério Público, universidades e organizações da sociedade civil, aproximando os serviços públicos da população e facilitando o acesso a direitos.
Desde as primeiras horas da manhã, moradores do Tiradentes e de bairros vizinhos procuraram os atendimentos oferecidos durante a ação.
Um deles foi o pedreiro Dorival de Souza. Morador de Campo Grande desde 1992, ele aproveitou o sábado para renovar a carteira de identidade e buscar atendimento no Procon, resolvendo duas demandas sem precisar interromper a rotina de trabalho durante a semana.
“Gostei muito do atendimento. Acredito que toda a comunidade está agradecendo, porque ajudou muito a população. No final de semana fica muito mais fácil para quem trabalha durante a semana”, relatou.

Outra moradora que encontrou no mutirão a oportunidade de resolver pendências foi Ordalina de Araújo Braga. Ela renovou a carteira de identidade, documento necessário para continuar recebendo a aposentadoria, e atualizou o Cadastro Único para manter a participação nas atividades do Centro de Convivência Vovó Ziza.
Além dos atendimentos de cidadania, o mutirão também contou com ações voltadas à sustentabilidade. O Ecoponto, coordenado pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), permitiu a troca de materiais recicláveis por hortaliças.
A cozinheira Aparecida Rosimeire Camargo de Aquino levou recicláveis separados em casa e aproveitou para beneficiar também a filha, que acompanha a internação da neta. “Nossa, a verdura está cara. Peguei os recicláveis da minha filha também e já vou levar verdura para mim e para ela”, contou.

Segundo a presidente do FAC, Adir Diniz, a novidade busca incentivar o descarte correto dos resíduos recicláveis e fortalecer a consciência ambiental. “Queremos mostrar para a população a importância da economia circular. Sustentabilidade também é uma forma de cuidar das pessoas”, destacou.
Outra atração da programação foi a distribuição de mudas frutíferas pelo programa Fruta no Quintal. Conforme explicou a gerente de Arborização da Semades, Lisandra Tamioso de Oliveira, a iniciativa incentiva o plantio de árvores nos quintais e reforça a importância dos cuidados para que as mudas cresçam e produzam frutos para as famílias.
O Mutirão Todos em Ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Campo Grande de aproximar os serviços públicos da população, promovendo cidadania, inclusão e acesso facilitado a direitos em todas as regiões da Capital.



Mín. 17° Máx. 28°