Sábado, 27 de Junho de 2026
17°C 28°C
Campo Grande, MS

Governador Eduardo Riedel homologa licitação da MS-040 e anuncia mais de R$ 180 milhões em investimentos para Brasilândia

A manhã do último sábado (27 de junho) ficará gravada na memória dos brasilandenses. Em visita oficial ao município, o governador Eduardo Riedel cu...

27/06/2026 às 16h25
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Brasilândia - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS

A manhã do último sábado (27 de junho) ficará gravada na memória dos brasilandenses. Em visita oficial ao município, o governador Eduardo Riedel cumpriu uma agenda que entregou obras estruturantes e homologou a tão aguardada licitação da MS-040, no trecho que liga Santa Rita do Pardo a Brasilândia. Mais de R$ 180 milhões foram anunciados apenas para a rodovia, que começa a sair do papel após décadas de espera.

A programação, realizada na Rodovia MS-040, km 2, incluiu ainda a entrega da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, com novas redes e ligações domiciliares, a reabilitação de unidades operacionais, a autorização para licitação da pavimentação e drenagem do Bairro Juvenal Serafim Uchôa e o recapeamento de ruas da região central.

AUTORIDADES PRESENTES

O evento reuniu o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, o deputado federal Beto Pereira, o senador Nelsinho Trad, o prefeito de Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio Costa, e o vice-prefeito Nide. Também estiveram presentes o vice-prefeito de Brasilândia, Fábio Toledo, os ex-prefeitos Angelo Guerreiro (Três Lagoas) e Dr. Antonio Thiago (Brasilândia), além da presidente da Câmara, Jô Silva, e dos vereadores Cézar Malta, Dr. Alexandre Rodrigues Carlos, Kinka, Quintino, Edson Costa e Juliane do Porto.

FALA DA PREFEITA

Em seu discurso, a prefeita Márcia Amaral emocionou os presentes ao relembrar a luta pela pavimentação da MS-040, que começou ainda em seu mandato como vereadora.

“Hoje vivemos um momento que ficará marcado para sempre na história da nossa cidade. Além das demais assinaturas de investimento que recebemos hoje, também assinamos a homologação da licitação da MS-040. Estamos realizando um sonho esperado por muitas gerações de brasilandenses. Um sonho de quem aprendeu a conviver com a poeira todos os dias secos, com a lama nas épocas de chuva, com os riscos da estrada e com as dificuldades enfrentadas diariamente para trabalhar, estudar, produzir”, afirmou.

A prefeita também destacou o olhar municipalista do governador.

“O senhor é um governador municipalista que olha pelos municípios, que conhece a realidade das cidades, que escuta os prefeitos, vereadores, lideranças e principalmente a população. O senhor compreende que o desenvolvimento do Estado começa dentro de cada município e que cuidar das pessoas é a sua maior missão como governador”, disse.

Ela detalhou ainda os investimentos recebidos, como a adesão ao programa Mais Saúde Menos Fila, que já viabilizou quase 600 cirurgias, e os investimentos em saneamento, que buscam chegar a 100% da cidade.

“Hoje, a assinatura de quase R$ 15 milhões em obras de construção da estação de tratamento e mais de mil ligações domiciliares. Estamos conversando com o governador para chegarmos a 100% do saneamento em Brasilândia, chegando nos dois últimos bairros, o mais antigo, João Paulo da Silva e João de Abreu”, anunciou.

FALA DO GOVERNADOR

O governador Eduardo Riedel explicou a lógica da obra e o impacto da rodovia para a região.

“A 040 sendo lançada hoje aqui é um marco não só para Brasilândia, para Santa Rita, mas para o Estado de Mato Grosso do Sul. Uma entrada por São Paulo que vai trazer para cá desenvolvimento, crescimento, novas oportunidades para muita gente. Fiz o compromisso com essa rodovia e, a partir de agora, ela se torna realidade. Nos próximos quatro anos, toda a 040 concluída, com os lotes 2 e 3 também entregues”, afirmou.

Riedel também tranquilizou a população sobre o modelo da obra.

“Não está previsto aqui nenhum tipo de concessão. O meu compromisso é realizar de maneira direta com o orçamento do Estado a pavimentação. Não está previsto aqui nenhum tipo de pedágio”, garantiu.

O governador ainda anunciou que, com a pavimentação e o saneamento universalizados, Brasilândia está preparada para receber novos investimentos.

“É um município pronto, preparado para um desenvolvimento que se avizinha, gerando oportunidade e renda para as pessoas. Que é o que a gente quer ver”, concluiu.

HOMENAGEM À CULTURA INDÍGENA

A cacique da Aldeia Ofaié, Ramona Coimbra, e um grupo de artesãs indígenas presentearam o governador com um artesanato típico em reconhecimento à pavimentação da rodovia, que passa às margens da aldeia e vai facilitar o acesso da comunidade.

COMPROMISSO COM O FUTURO

A agenda reafirmou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasilândia, com investimentos que vão transformar a infraestrutura urbana, ampliar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento econômico do município e de toda a região.

Fonte:Assessoria de Imprensa

Autor:Assessoria de Imprensa

Local:Brasilândia

Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Brasilândia - MS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Campo Grande, MS
26°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

26° Sensação
2.03km/h Vento
51% Umidade
77% (0.24mm) Chance de chuva
07h14 Nascer do sol
18h08 Pôr do sol
Dom 30° 20°
Seg 30° 21°
Ter 31° 22°
Qua 32° 21°
Qui 31° 22°
Atualizado às 16h01
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 330,280,87 +0,91%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%