Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, a APAE de Campo Grande (APAE/CG) destacou a importância do combate ao assédio moral e à discriminação no ambiente de trabalho. O evento, realizado nesta sexta-feira (22/11) no Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), contou com palestras ministradas pelas advogadas Dra. Gabriela Duailibi e Dra. Danielly Pinho.
Os temas foram acompanhados pelos funcionários da unidade escolar, além de representantes como o presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, o coordenador de Recursos Humanos, Gustavo França, a diretora pedagógica do CEDEG/APAE, Helciane Franco, e o advogado responsável pelo Compliance da instituição, Daniel Novaes.
A advogada Dra. Danielly Pinho, coordenadora do núcleo trabalhista do escritório Bastos, Claro & Duailibi Advogados Associados, apresentou o tema "Assédio Moral e Discriminação no Ambiente de Trabalho". Durante a palestra, foram explicados os diferentes tipos de assédio moral, incluindo verbal, físico, psicológico e virtual, além das formas como esses comportamentos se manifestam, como agressões verbais, sabotagem e isolamento.
De acordo com a Dra. Danielly, a política de tolerância zero ao assédio moral e à discriminação, adotada pela APAE/CG, é reforçada pela conscientização e capacitação dos funcionários. "Expandir o canal de denúncia é essencial para que todos se sintam seguros em relatar ocorrências, que serão investigadas com rigor. Caso comprovado, o assediador será responsabilizado", afirmou.
Já a Dra. Gabriela Duailibi destacou a base legal e as atualizações em leis trabalhistas que garantem condições dignas no ambiente de trabalho. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre assédio também foram apresentados, reforçando a gravidade do problema.
O presidente da APAE/CG, Luiz Cesar Nocera, ressaltou a relevância das ações. "Trabalhar com pessoas, especialmente com aquelas que possuem deficiência, exige que estejamos bem preparados e amparados por um ambiente ético e seguro", disse. Ele ainda reforçou a importância do canal de denúncias, que está disponível para os funcionários.
Desde 2023, a APAE de Campo Grande mantém uma cartilha de prevenção ao assédio moral e à discriminação no ambiente de trabalho, criada em parceria com o Compliance, Recursos Humanos e SESMT da instituição. A cartilha é entregue a todos os funcionários na admissão e traz conceitos, exemplos e orientações práticas.
Além disso, a instituição oferece um canal de denúncias on-line, que pode ser acessado de forma identificada ou anônima, por e-mail ou QR Code, permitindo um relato seguro e confidencial.