Brasil IMPOSTO DE RENDA
Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda
Os contribuintes gaúchos foram incluídos nas prioridades devido às enchentes que afetaram o estado este ano.
30/12/2024 08h54
Por: Redação
© Joédson Alves/Agência Brasil

A Receita Federal realiza, nesta segunda-feira (30), o pagamento do lote de restituições da malha fina de dezembro. Serão contemplados 144.225 contribuintes, totalizando R$ 448,96 milhões em restituições, incluindo valores residuais de anos anteriores. Deste montante, R$ 290,87 milhões são destinados a contribuintes prioritários.

Entre os beneficiados, 64.089 contribuintes que informaram a chave Pix vinculada ao CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida recebem prioridade no pagamento. Também estão na lista 27.264 pessoas entre 60 e 79 anos, 7.435 residentes no Rio Grande do Sul, 5.997 com fonte de renda principal no magistério, 5.617 idosos acima de 80 anos e 2.697 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave.

Os contribuintes gaúchos foram incluídos nas prioridades devido às enchentes que afetaram o estado este ano. Além disso, 31.126 contribuintes que não se enquadram em categorias prioritárias ou não informaram a chave Pix também receberão.

Como consultar e receber o pagamento

A consulta ao lote está disponível desde o dia 23 no site da Receita Federal, na aba “Meu Imposto de Renda”, e no aplicativo oficial para tablets e smartphones. Os pagamentos serão realizados diretamente na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração.

Se o depósito não ocorrer devido a problemas na conta, os valores estarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. Nesses casos, o contribuinte pode solicitar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou Central de Relacionamento.

Após esse prazo, será necessário acessar o Portal e-CAC para solicitar o valor não resgatado.