O Projeto NAVIO (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada) encerra 2024 com importantes avanços no atendimento às comunidades ribeirinhas do Pantanal, consolidando-se como uma referência em saúde pública no Brasil. Com uma abordagem de Saúde Única, a iniciativa integra saúde humana, animal e ambiental, impactadas pelas mudanças climáticas.
Neste ano, o projeto recebeu dois reconhecimentos de destaque: o 2º lugar no Concurso de Inovação no Setor Público da ENAP e no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Esses prêmios destacam a relevância da iniciativa em fortalecer a gestão pública e garantir serviços de saúde a populações vulneráveis.
Realizado pela SES/MS em parceria com a Marinha do Brasil, Fiocruz Minas e SES/MT, o projeto realizou ações como atendimentos médicos, odontológicos, vacinação, distribuição de filtros de água e educação sanitária em seis comunidades, incluindo Corumbá, durante sua segunda expedição em março.
Com novas tecnologias e parcerias, a terceira expedição, prevista para janeiro de 2025, percorrerá de Ladário a Porto Murtinho, ampliando o alcance das ações e fortalecendo o monitoramento de saúde pública.
Mín. 20° Máx. 33°