Brasil Reconhecimento
Angela Pinhati é a primeira mulher a assumir a presidência da UEBT
A entidade global que promove o abastecimento ético de ingredientes naturais
31/01/2025 15h02
Por: Ana Palma Fonte: Natura
Natura

Pela primeira vez em sua história, a União para o Biocomércio Ético (UEBT) terá uma mulher na presidência do seu Conselho de Administração. Angela Pinhati, diretora de Sustentabilidade da Natura, foi eleita para liderar a entidade internacional, que promove o abastecimento ético de ingredientes naturais, respeitando a biodiversidade e as comunidades locais.

A nomeação acontece em um momento estratégico, alinhado às discussões globais sobre biodiversidade e mudanças climáticas, incluindo a COP30, que ocorrerá no Brasil em 2025. "Assumir essa função é uma grande honra. A UEBT tem um papel fundamental na construção de uma economia regenerativa e na promoção do bem-estar das comunidades envolvidas nas cadeias de abastecimento", afirmou Angela.

Com mais de 30 anos de experiência, sendo duas décadas dedicadas à Natura, Angela possui formação em Engenharia Química, além de MBA e mestrado em Meio Ambiente. Antes de assumir a diretoria de Sustentabilidade da empresa, em 2023, atuou em diversas áreas, como cadeia de suprimentos, manufatura e operações internacionais. Seu trabalho tem impacto tanto na América Latina quanto na Europa, e ela também é membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Na Natura, Angela é uma das principais responsáveis pelo fortalecimento de parcerias com comunidades tradicionais. Desde 2000, quando foi lançada a linha Natura Ekos, a empresa já estabeleceu relação com mais de 10 mil famílias agroextrativistas de 44 comunidades na Amazônia, garantindo a aquisição sustentável de ingredientes como castanha-do-pará, andiroba e ucuuba.

Compromisso com a sustentabilidade

A Natura foi uma das empresas fundadoras da UEBT, em 2009, e vem consolidando sua atuação em biocomércio ético. Desde 2018, a linha Ekos da marca é certificada pela organização, garantindo que os ingredientes utilizados sejam obtidos de maneira ética e responsável.

Um dos avanços mais recentes sob a liderança de Angela foi a certificação UEBT Regenerativa para a cadeia da castanha-do-brasil na Amazônia, conquistada em outubro de 2024. Esse projeto-piloto avaliou seis comunidades, considerando aspectos como indicadores globais de sustentabilidade, renda e condições dignas de trabalho. A meta da Natura é que, até 2030, pelo menos 30% dos seus ingredientes sejam certificados como regenerativos, promovendo o biocomércio ético e o apoio a pequenos produtores.

"Nosso compromisso com a biodiversidade e o conhecimento tradicional é de longo prazo. Ao assumir essa nova posição na UEBT, reforço a importância de um trabalho conjunto para superar os desafios globais da sustentabilidade", destacou Angela.

A UEBT é uma associação internacional que agrega empresas comprometidas com o abastecimento ético e as melhores práticas de conservação ambiental. Angela Pinhati sucede Eder Ramos, da Symrise, que ocupou a presidência do Conselho entre 2022 e 2024.