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Natura reforça a importância estratégica da perfumaria para os negócios

Marca reafirma liderança em um mercado que coloca o Brasil como segundo maior consumidor mundial de fragrâncias

17/09/2025 às 12h59
Por: Ana Palma Fonte: Natura
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Divulgação - Natura
Divulgação - Natura

Há seis dias do Dia do Perfumista, celebrado em 21 de setembro, a Natura, líder em perfumaria no Brasil*, antecipa a data para destacar a relevância estratégica da categoria em seu negócio. A perfumaria representa mais do que uma categoria dentro do portfólio da marca, que se especializou no desenvolvimento de fragrâncias que traduzem a riqueza cultural do país, combinando ingredientes exclusivos da biodiversidade brasileira, óleos essenciais inéditos e álcool orgânico sustentável.

Essa abordagem, que alia ciência, natureza e emoção, consolidou a empresa como líder do segmento na América Latina, em uma região que abriga o segundo maior mercado consumidor de fragrâncias do mundo. Para sustentar seu protagonismo, a marca aposta em criações desenvolvidas por um time próprio de três perfumistas in-house - grande diferencial da empresa no mercado -, em parceria com grandes maisons internacionais.

A aposta começou em 2006, com a contratação da perfumista Veronica Kato e ganhou ainda mais força com a entrada de Olivier Paget e Juliana Bombarda, em 2025. Suas experiências e paixões resultam em fragrâncias que não apenas encantam, mas também se conectam emocionalmente com os consumidores.

“Cada fragrância que desenvolvemos, junto aos nossos especialistas carrega o DNA da Natura conectando nossos consumidores de forma sensorial e emocional. O privilégio de ter perfumistas exclusivos nos garante a construção de uma perfumaria autêntica, brasileira e de qualidade, além da criações olfativas surpreendentes para outras categorias, como sabonetes e hidratantes corporais. Nós valorizamos ingredientes únicos e exclusivos da biodiversidade brasileira, traduzindo em fragrâncias a riqueza e diversidade do país", afirma Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação da Natura

A perfumista Veronica Kato reforça a visão criativa da marca: "Nossa inspiração para criar novas fragrâncias vem da diversidade e da essência do Brasil, com seus ritmos, cores e biomas. Usar bioativos da nossa biodiversidade não é apenas uma forma de inovar, mas também de preservar e valorizar nosso patrimônio, oferecendo aos clientes uma experiência olfativa única e genuinamente brasileira", reforça.

O Brasil é um país fortemente conectado ao universo das fragrâncias, e essa relação é ainda mais intensa nas regiões do Norte e Nordeste, que hoje se destacam como os maiores consumidores  de perfumes no país. Esse comportamento reforça o papel da perfumaria da Natura como um elo afetivo e cultural com os consumidores, e a importância de criar fragrâncias que dialoguem com a identidade e os desejos de cada região brasileira.

*Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | Total Canal | Período: FY2024 | Total Brasil l Categoria: Perfumaria

Quem são os perfumistas da Natura:

Veronica Kato:

Há 19 anos como perfumista exclusiva da Natura, Veronica Kato é formada em Farmácia Bioquímica e iniciou sua carreira na Dragoco, hoje conhecida como Symrise, ela foi enviada para a escola de perfumaria da empresa em Hilzminden, na Alemanha, e posteriormente teve a oportunidade de especializar se na França e Inglaterra com mentores de diferentes áreas

Utilizando uma vasta paleta de ingredientes da perfumaria mundial e combinando com os da paleta exclusiva Natura , Veronica co cria com perfumistas de renome mundial para desenvolver as fragrâncias exclusivas da Natura

Olivier Paget:

Com sólidos pilares profissionais, sua formação começou na ISIPCA, uma das mais prestigiadas escolas de perfumaria, e foi aprimorada na autêntica região perfumista de Grasse, na França, o que se reflete na longevidade e no sucesso de seus ícones criativos.

Olivier já foi parceiro de Verônica Kato e é o nome por trás de fragrâncias memoráveis, como Ekos Andiroba, Ekos Ucuuba, e Tododia Alecrim e Sálvia. Ele mora há mais de 30 anos no Brasil, além de perfumista, é músico, mergulhador e um profundo amante da natureza, paixões que provavelmente enriquecem sua sensibilidade criativa na perfumaria

Juliana Bombarda

É formada na maior escola de perfumaria do mundo, a ISIPCA, em Versalhes, na França. Em 2025, Juliana se uniu ao time de perfumistas da Verônica Kato, para fortalecer a expertise da marca na criação e desenvolvimento de fragrâncias. Na Natura, Juliana Bombarda se dedica à criação de fragrâncias que expressam a riqueza e a diversidade brasileira, sempre com um olhar para a inovação e a sustentabilidade

Antes de se juntar ao time exclusivo da Natura, Juliana passou pela empresa IFF onde concluiu sua formação em perfumaria, e se dedicou à criação de fragrâncias para marcas nacionais.

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