NOTÍCIAS

SAS abre Setembro Amarelo com ciclo de palestras sobre valorização à vida

Sensibilizar e conscientizar os servidores e usuários sobre a importância de discutir e abordar temas relacionados à prevenção do suicídio e valorização à vida. Com esta proposta a Secretaria de Assistência Social (SAS) por meio da Comissão Permanente de Prevenção ao Suicídio deu início nesta sexta-feira (01), ao ciclo de palestras “Sua Vida Vale Muito”, que tem como público alvo, servidores da SAS e usuários das unidades descentralizadas como os Cras e Creas.

As palestras serão ministradas por profissionais da área da saúde da Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Cruz Vermelha e Grupo Amor Vida. No total, o ciclo terá 15 palestras e irá contemplar mais de 700 pessoas.

A primeira palestra foi ministrada pela psicóloga especializada em luto, Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, da UCDB e aconteceu no auditório da SAS, destinada aos servidores administrativos e profissionais dos Cras Los Angeles, Estrela Dalva, Dom Antonio, Anhanduí, Popular, Albino Coimbra, Centros de Convivência do Idoso Elias Lahdo, Edmund Scheuman e Centro de Convivência Itamaracá.

Durante a palestra, houve uma dinâmica de acolhimento, momento em que os participantes falaram palavras de elogio e se abraçaram. O secretário de Assistência Social, José Mário Antunes participou das atividades de lançamento das ações e falou sobre a importância de pedir ajuda nos momentos de fragilidade emocional. “Quando você não desabafa acaba sufocando esse sentimento de tristeza, o que pode acarretar vários transtornos no futuro, por isso temos essa preocupação com o bem-estar de nossos servidores porque estamos aqui para ajudar a salvar vidas”, frisou.

A secretária-adjunta, Inês Mongenot, ressaltou que a política da Assistência Social tem como foco o compromisso com o usuário. “Para que esse trabalho seja feito com excelência, precisamos ter um olhar atento para nossas equipes que desempenham esse papel importante”, disse.

Comissão

O ciclo de palestras é uma das ações da Comissão Permanente de Prevenção ao Suicídio da SAS, instituída em novembro de 2022 e tem como objetivo desenvolver ações de cunho preventivo quanto a temática de valorização à vida.

A comissão é formada por servidores que atuam na Proteção Social Básica, Proteção Especial de Média e Alta e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).

Para a superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues, a Comissão tem um papel relevante no trabalho junto aos servidores. “São eles que levam essa Política Pública para os territórios, por isso destaco a importância do trabalho da Comissão, de todo caminhar que estão percorrendo aqui na SAS”, afirmou.

A Comissão atua como um reforço às ações que já ocorrem na Rede Municipal de Assistência Social e trabalha em conjunto com as demais políticas públicas para desenvolver estratégias de conscientização e enfrentamento ao suicídio.

Segundo a gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, Elaine Rodrigues Teles, a ideia é criar, além das estratégias de ação, um banco de dados com base nas informações disponibilizadas pelo Disk 100 e conselhos tutelares sobre casos de auto lesão e de famílias que estejam sofrendo após o suicídio de alguém próximo.

Para um resultado efetivo, as equipes passarão por capacitações, oferecidas por meio de parcerias com as demais pastas, entidades e organizações da sociedade civil. Dessa forma os técnicos que atuam junto à comunidade estarão aptos para identificar, orientar e fornecer suporte emocional às pessoas em sofrimento psíquico e também contribuindo com a ampliação de informações sobre saúde mental.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas