EDUCAÇÃO NOTÍCIAS

Alunos de escola da Reme aprendem mais sobre inclusão durante o Setembro Verde

Alunos da Escola Municipal Y Juca Pirama aprenderam mais durante o mês de setembro sobre a importância da inclusão social. A unidade escolar da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, tem 69 alunos especiais matriculados e por este motivo, a abordagem na escola é trabalhada já há cinco anos.

De acordo com a coordenadora da unidade, Shirley Nunes Ferreira, setembro é o mês da consciência da inclusão social. “Durante o mês inteiro nós trabalhamos com os alunos em sala de aula mostrando o que é importante e agora, tivemos a culminância do projeto”.

Portanto, para fechar com chave de ouro o mês, os alunos fizeram apresentações com teatro, rimas, danças, roda de debate e podcast sobre o tema. O podcast foi desenvolvido com alunos do 5º ano.

O aluno João Paulo Corrêa, de 11 anos, diz que faz parte da rotina dele acompanhar podcasts e por isso se interessou pela proposta. “Quando eu soube que a professora iria fazer um sobre o tema, eu logo quis participar. Durante o mês, eu aprendi que a inclusão não é só de pessoas com deficiência, mas quem tem uma cultura ou religião diferente”.

A professora do 5º ano, Rita de Fátima de Silva Lopes teve a ideia de desenvolver o podcast. “Eu pensei em algo que é do interesse deles e então, surgiu a ideia do podcast, logo, se interessaram. Trabalhamos com eles em sala sobre o setembro verde, fizemos um roteiro do programa e a nossa entrevistada é a coordenadora Shirley”.

Matheus Dias, tem 13 anos, aluno do 9º ano e está no espectro autista. “Aqui na escola todo mundo me trata bem, me sinto incluído por todos, tenho colegas”.

Victor Hugo Oliveira tem TDAH e estuda desde o ano passado na unidade. Ele está matriculado no 6º ano. “Participei da palestra de libras que teve em setembro verde e aprendi coisas que não sabia”.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas