Geral NOTÍCIAS POLÍTICA

Caravana da Sudeco leva crédito ao pequeno e médio empresário, garante Rose Modesto

A abertura da Caravana foi realizada no Mercadão Municipal, foram recepcionados pela Superintendente da Sudeco Rose Modesto e pelo ministro Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional o governador Eduardo Ridel, Marcelo Bertoni, presidente do Sebrae, José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, Iêda Leal, Secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir); Cláudio George Mendonça, Superintendente do Sebrae, entre outros.

Estiveram presentes no evento representantes de bancos parceiros, como Sicred União, representado pelo Diretor Executivo Luiz Guilherme Sales; Sicoob, representado por Eduardo Marques dos Santos; e o gerente do banco Cressol, Murilo Henrique Pereira, além de Cleuber Gonçalves Linhares, Presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Campo Grande, e Roberto Paneago, Presidente da Associação Comercial e da Indústria, representando todos os empresários.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância do crédio para o fomento do pequeno empreendedor na economia do Estado.

Durante o evento, Ricardo Gava, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entregou à Superintendente Rose Modesto e ao ministro Waldez Góes o relatório do primeiro produto do diagnóstico, visando a identificação do Polo de Irrigação com potencial de implantação destinada à agricultura familiar no Centro-Oeste, do Ministério do Desenvolvimento, da Sudeco e da UFMS.

Posteriormente, houve a assinatura de contratos já implementados. Por exemplo, Raquel Rabelo, empresária no ramo de engenharia e assistência técnica especializada, recebeu o FCO Mulher Empreendedora. Outra linha do FCO foi para o empresário de Sidrolândia, Paulo Ricardo Volpe, além da assinatura do Pronaf + Alimentos.

A Superintendente da Sudeco, Rose Modesto, agradeceu aos parceiros e lembrou que a Sudeco foi a instituição, das três autarquias, que mais conseguiu recursos no ano de 2024 e ressaltou a importância para os serviços que vão chegar, com mais facilidade e menos burocracia, nos municípios do Mato Grosso do Sul: “Ano passado quando viemos com a Caravana, ainda não tínhamos a oportunidade de termos um fundo garantidor e tem sido essa luta do Governo Federal, que é um desejo do presidente que tem pedido para a gente cuidar e trabalhar para que este recurso tão importante para o desenvolvimento da região Centro-Oeste, possa chegar sim nas mãos das grandes indústrias e empresários, mas principalmente nos pequenos, nas mãos das médias empresas que são responsáveis por mais de 70% dos empregos gerados no Brasil. É a primeira vez na história que estamos separando R$1 bilhão do FCO para microempresas, para que o pequeno tenha voz e vez”.

O ministro Waldez Góes comemora as novas conquistas: “Nós que estamos nos postos que estamos, de quem governa para a população, temos que ter a capacidade de construir bons sensos, políticas de Estado, independentemente das diferenças, temos que ter a responsabilidade e a sabedoria, a governança para consensuar escolhas para oportunizar os menores. Temos que fazer por todos sem aumentar as desigualdades. Por recomendação do Presidente Lula, façamos chegar, aos menores, as políticas públicas e aumentar o microcrédito, criando inúmeras possibilidades e alternativas”.

A Caravana da Sudeco leva orientações e informações sobre a obtenção de linhas de crédito da Autarquia para empresários e produtores rurais, fomentando o desenvolvimento local e regional. A equipe técnica da Sudeco está no local oferecendo atendimentos sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital e capacitação para as áreas técnicas que atuam com a autarquia nos convênios.

Por Thamy Frisselli

Fotos por @lecavetor

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas