Geral NOTÍCIAS POLÍTICA

Prefeitas de Capitais: Adriane Lopes recepciona Cinthia Ribeiro em Campo Grande

No Brasil apenas duas capitais são governadas por Mulheres – Campo Grande e Palmas -; Adriane Lopes comanda a de Mato Grosso do Sul e Cinthia Ribeiro a do Tocantins. O papel das mulheres na gestão pública e em cargos de liderança foi um dos assuntos tratados no encontro entre as duas chefes de executivo municipal, na tarde desta sexta-feira (22), em Campo Grande, no mês em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, data de extrema relevância para refletir sobre o papel feminino em todos os segmentos.

“No mês das mulheres estamos recepcionando na nossa Capital, a prefeita de Palmas. Somos as únicas prefeitas de capital do Brasil. Falamos sobre vários assuntos, dentre eles o papel das mulheres na gestão municipal, fortalecimento das mulheres em cargos de liderança, em diversos segmentos e setores. Também falamos sobre os nossos projetos de gestão, como a Educação, Tecnologia e Inovação, além do Desenvolvimento Econômico de ambas as Capitais. Acredito que a troca de conhecimento é fundamental para o avanço das cidades. Foi um encontro muito positivo, pois fortalece o nosso papel de gestoras de capitais. Certamente abre portas para outras mulheres na política”, disse Adriane Lopes.

Fortalecendo e projetando o artesanato local, Adriane Lopes entregou para a Prefeita de Palmas uma escultura feita pelas indígenas locais. Cinthia Ribeiro agradeceu pelo presente e durante o encontro elogiou a organização de Campo Grande, tendo em vista que esta é a primeira vez que visita o município.

“É uma sorte para nós. Uma representatividade super importante. Chego em Campo Grande e preciso pedir permissão para entrar na cidade, para essa Prefeita [Adriane Lopes] super competente. Nós temos histórias muito parecidas. No mês da mulher é um presente estar conhecendo Mato Grosso do Sul, e estar ao lado da Prefeita de Capital, que assim como eu, faz uma gestão de excelência e representa tantas outras mulheres do Brasil”, destacou Cinthia Ribeiro.

Além de serem as únicas chefes de executivo municipal mulheres, há outras semelhanças entre elas: eram vice-prefeitas e posteriormente assumiram a gestão municipal; também são mães de dois meninos, casadas com Deputados Estaduais, que também são Advogados e Pastores.

*Mulheres na gestão de Adriane Lopes*

Na gestão de Campo Grande, a equidade de gênero se reflete na ocupação de espaços e secretarias baseada na competência, técnica e decisões políticas, impactando diretamente as entregas à população. Adriane Lopes oportuniza às mulheres posições de comando com quase metade das secretarias sob gestão feminina.

“Em Campo Grande, nós somos mais de 54% do eleitorado, sou a primeira mulher Prefeita da Capital. Em nossa gestão, nós estamos oportunizando mulheres à frente de pelo menos onze órgãos municipais, além de cinco secretárias à frente no cargo do primeiro escalão. Elas têm demonstrado a sua competência com muito trabalho, compromisso e dedicação”, destaca a prefeita, que também reforça o quão a igualdade é importante.

Das 13 secretarias do Executivo, 5 são comandadas por mulheres, um percentual de 40% de cobertura de espaço feminino nas pastas. Além disso, dos 21 órgãos de chefias em Agências e Autarquias ligadas à Prefeitura, 11 estão sob comando de mulheres, ou seja, mais de 50% do público gerenciador.

Informações assessoria PMCG

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

Notícias Relacionadas