Os pequenos negócios consolidaram sua posição como principais geradores de empregos formais em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Sebrae baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). De janeiro a outubro de 2024, 74% das vagas formais criadas no estado foram atribuídas às micro e pequenas empresas (MPEs).
No saldo geral, o estado registrou 26.972 postos de trabalho formais entre demissões e contratações nos primeiros dez meses do ano. Desses, 19.933 vagas foram criadas pelas MPEs, enquanto as médias e grandes empresas (MGE) contribuíram com 5.996 empregos.
Os setores mais aquecidos entre os pequenos negócios foram:
No âmbito das atividades econômicas, as MPEs se destacaram em Serviços de Engenharia (1.307 empregos), Transporte Rodoviário de Carga (1.245) e Atividades de Apoio à Agricultura (637).
Segundo Tito Estanqueiro, diretor de Operações do Sebrae/MS, o estado vive uma fase marcante de crescimento econômico, impulsionada por investimentos em setores estratégicos, como a instalação de indústrias de celulose e o incremento de cadeias produtivas em diversas áreas.
"Mato Grosso do Sul passa por uma transformação que agrega valor aos produtos primários, como boi, soja e milho, gerando um boom de investimentos e oportunidades para pequenos negócios," explicou Estanqueiro.
Além disso, setores como celulose, etanol, e a produção de suínos e frangos têm impulsionado o surgimento de novas atividades econômicas em torno dessas cadeias, criando um ambiente favorável para a geração de empregos.
Com o crescimento econômico em alta, o momento é oportuno para quem busca se inserir no mercado de trabalho ou investir em novos negócios.
"A qualificação profissional será essencial para atender à demanda da indústria, do comércio e dos serviços. É um período rico em oportunidades para empreendedores e trabalhadores," destacou Estanqueiro.
O estudo completo sobre o impacto dos pequenos negócios na geração de empregos em Mato Grosso do Sul está disponível no Data Sebrae. Para mais informações, entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.
Mín. 21° Máx. 32°