O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Senado Federal, nesta segunda-feira (16), 17 nomes para cargos de direção em nove agências reguladoras. As indicações foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União e dependem de aprovação após sabatina dos senadores.
Para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Artur Watt Neto foi indicado como diretor-geral, enquanto Pietro Sampaio Mendes será diretor.
Na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leandro Pinheiro Safatle foi escolhido como diretor-presidente, acompanhado por Daniela Marreco Cerqueira e Diogo Penha Soares.
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) terá Alessandro Facure Neves de Salles Soares como diretor-presidente, com Lorena Pozzo e Ailton Fernando Dias compondo a diretoria.
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA): Larissa de Oliveira Rêgo, Cristiane Collet Battiston e Leonardo Góes Silva;
Agência Nacional de Mineração (ANM): José Fernando de Mendonça Gomes Júnior;
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio;
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): Wadih Nemer Damous Filho;
Agência Nacional do Cinema (Ancine): Patrícia Barcelos;
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Tiago Chagas Faierstein (diretor-presidente) e Rui Chagas Mesquita.
O Planalto realizou substituições em indicações anteriores para a Anac. Os nomes serão analisados pelo Senado, que realizará sabatinas antes da aprovação final.
Caso aprovados, os indicados assumem funções estratégicas em agências que regulam setores essenciais para a economia e serviços públicos no Brasil.
Mín. 20° Máx. 27°